O que é a Psicoterapia  Cognitivo- Comportamental (TCC)

O que é a Psicoterapia  Cognitivo- Comportamental (TCC)

 Resultado de imagem para Cognitivo- Comportamental (TCC)

A Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (TCC)  baseia-se no modelo cognitivo que levanta a hipótese de que as emoções e comportamentos das pessoas são influenciados pelo modo como elas interpretam os eventos. O modo como elas interpretam e pensam sobre as situações são chamados de crenças e podem ser categorizadas na esfera do desamparo, do não ser amado ou em ambas.

Recebemos estímulos de diversas partes, da família, da escola, da religião, do ambiente onde vivemos, etc. Esses estímulos podem ser positivos ou negativos e produzem em nossa mente os esquemas, ou seja, o modo como interpretamos cada situação. Esses esquemas são geralmente  apreendidos desde a  infância, a medida que  interagimos   com pessoas para nós significativas e que encontrem situações que confirmem estas idéias, ou experiências. Quando esses esquemas são resultados de experiências desequilibradas podem produzem sentimentos negativos e comportamentos desajustados.

A maiorias das pessoas podem manter crenças centrais relativamente positivas, sobre si mesmas, como por exemplo: ”eu sou amável”; “eu sou digno”, porém durante momentos de aflição psicológica podem vir à tona crenças centrais negativas. Por outro, lado as crenças centrais influenciam o desenvolvimento de crenças intermediárias que consistem em atitudes e regras, freqüentemente não articuladas.

O papel do psicoterapeuta na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é ajudar o paciente através de técnicas cognitivas e comportamentais a identificar e avaliar, ou seja, perceber as distorções  e modificar pensamentos disfuncionais, bem como os modelos e as crenças a fim de produzir alivio nos sintomas (Beck, 1997). A mudança dessas crenças, através de técnicas, leva o paciente a ter uma nova resposta, deixando os menos propensos a recaídas.

 Eficácia da Terapia Cognitvo-Comportamental                                                    

Estudos científicos feitos por Beck, Aaron T. et al (1999)  (um dos fundadores da psicologia cognitiva) e vários de seus alunos demonstram a eficácia da terapia cognitiva para depressão, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, fobia social, TOC, agressão sexual, esquizofrenia e transtornos internalizantes na infância. Nos casos de depressão e pânico os resultados foram especialmente promissores e mais duradouros.

A TCC também se provou eficaz no tratamento de transtorno bipolar, TDAH aliado à medicação,  anorexia nervosa, transtorno dismórfico corporal, colecionismo patológico, jogo patológico, TEPT em crianças que sofreram abuso, TOC em crianças e transtorno afetivo sazonal.

Estudos na área da psicologia da saúde também têm demonstrado a eficácia da TCC no apoio psicológico perante condições médicas, incluindo doenças coronarianas, hipertensão, câncer, dor de cabeça, dor crônica, dor lombar crônica, síndrome da fadiga crônica, artrite reumatóide, síndrome pré-menstrual e síndrome do cólon irritável. O mesmo se passa no caso das doenças degenerativas como as demências (Alzheimer, Pick, Parkinson) doenças em que há uma perda generalizada das capacidades cognitivas, alterações comportamentais e compromisso funcional.

No caso de doenças neurológicas degenerativas a consulta tem como objetivo principal o apoio psicológico e informação dirigida a pacientes com lesão cerebral, seus familiares e cuidadores. Esta consulta pode consistir num apoio breve, para o efeito de esclarecimento de dúvidas, psico-educação  despiste e encaminhamento, ou num apoio psicológico mais prolongado, ao individuo e/ou seus familiares e cuidadores.

Fonte:

BECK, J. S. Terapia cognitiva: Teoria e Prática. Porto Alegre: Artmed,1997. BECK, A. T., A.J. SHAW, B. F. & EMERY, G. Terapia Cognitiva da  Depressão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s